BRUXA, EU???

bruxa - 00000001

A mulher, ao longo dos séculos, sempre amargou essa alcunha de bruxa – um sinônimo quase perfeito do substantivo MULHER.

Como essa saga começou? Não sei e fiquei com preguiça de pesquisar, porque a maioria dos links que o Google dá não tem nada a ver com história, mas com estórias. Mas como esse “textículo” não é acadêmico nem jornalístico, deixa quieto.

A literatura clássica e o cinema, entretanto, estão cheios de exemplos e de sugestões de como era a vida de uma mandingueira: se uma mulher tivesse sonhos estranhos, bruxa; se fosse intuitiva, bruxa; se gostasse de plantas, bruxa; se gostasse de sexo, bruxa; se engravidasse de pai desconhecido, bruxa; se fosse linda e assediada, bruxa; se fosse feia e ninguém “pegasse”, bruxa, claro! E se não conseguisse engravidar? Ventre seco – só podia ser bruxa!

Ah, sim: as que faziam remedinhos caseiros e comidinhas gostosas também eram tidas como bruxas. As que gostavam de gatos (misericórdia!) também não escapavam.

Antigamente, era fácil tirar do mapa uma mulher maravilhosa, era só dizer que a bichinha era uma bruxa e pronto: fogueira nela!

Hoje, as bruxas continuam sendo chamadas de bruxas, por todas as razões citadas acima ou mais. É que a gente continua cozinhando, curando, gozando, sonhando, intuindo… E se tudo isso é ser bruxa… Eita! Eu acho que sou também! 

Lídia Vasconcelos

Anúncios

Sobre Lídia Vasconcelos

Professora de Língua Portuguesa, poeta e escritora de sonhos.
Esse post foi publicado em Crônica, Data comemorativa, halloween, Imagem Animada, mulher e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s